Projetos

PROJETOS COORDENADOS POR Aryovaldo de Castro Azevedo Júnior
(A descrever)
PROJETOS COORDENADOS POR Hélcio Pacheco de Medeiros
(A descrever)
PROJETOS COORDENADOS POR Itamar de Morais Nobre


PROJETOS COORDENADOS POR Juciano de Sousa Lacerda

2010 – 2012 – Comunicação comunitária e local em rede: lógicas, práticas e vivências de sociabilidade e cidadania em telecentros e lan houses na Região Metropolitana de Natal-RN

RESUMO: No contexto da comunicação regional e da relação local-global, pretendemos investigar as lógicas, práticas e vivências que caracterizam a condição de agentes produtores de comunicação e informação local e comunitária, em ambientes digitais midiático-comunicacionais, das pessoas que fazem uso de lan houses (centros públicos de acesso pago à internet) e grupos que participam de projetos de inclusão digital públicos e gratuitos, na Região Metropolitana de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Adotamos, como referencial metodológico, a perspectiva da pesquisa-participante, num modelo plural e flexível de webgrafia, midiografia dos telecentros e entrevista em profundidade. Com isso, pretendemos fazer o mapeamento das condições tecnológicas em multimídia de telecentros e lan houses da região, sistematizar a produção digital local e comunitária, tendo em vista identificar tipos de agência cidadã ou contra-hegemônica em seus modelos e resultados. O projeto será desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania (PRAGMA/UFRN) e integra a rede temática AmLat: “Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina” (PROSUL-MCT/CNPq Nº 11/2008), coordenada pelo Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais (PROCESSOCOM/UNISINOS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Maria Angela Pavan – Integrante / Maria Erica de Oliveira Lima – Integrante / Aryovaldo de Castro Azevedo JR – Integrante / Maria do Socorro Furtado Veloso – Integrante / Helcio Pacheco de Medeiros – Integrante / Itamar de Morais Nobre – Integrante / Helton Rubiano de Macedo – Integrante / Polliana Érika Araújo de Morais – Integrante / Helena Velcic Maziviero – Integrante / Juciano de Sousa Lacerda – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 2.

2010-2011 – Projeto de Ação Acadêmica Associada “Convergência Digital no cotidiano das práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa em Rede na Região Metropolitana de Natal-RN”.

RESUMO: No contexto da comunicação regional e da relação local-global dos estudos midiáticos, propomos uma Ação Acadêmica Associada como estratégia para investigar as lógicas e práticas solidárias de convergência digital, desenvolvidas por agentes produtores de comunicação comunitária e informação local de caráter alternativo, na Região Metropolitana de Natal-RN (RMNatal). Interessa-nos identificar apropriações dos processos de convergência digital, no contexto das condições de produção e circulação dos produtos midiáticos comunitários e alternativos aos conteúdos difundidos pelas grandes redes de mídia e suas associadas locais, tendo em vista mapear as estratégias e táticas de uso híbrido de tecnologias de comunicação digitais e analógicas. Adotamos, como referencial metodológico, a perspectiva da Pesquisa-participante, num modelo plural e flexível de Midiografia dos usos das tecnologias digitais e analógicas no processo produtivo e na circulação dos produtos. Com isso, pretendemos fazer o mapeamento dos distintos modos de convergência digital e das práticas de comunicação comunitária e alternativa, realizadas na RMNatal, tendo em vista: a) identificar os possíveis agenciamentos de práticas articuladas em rede e b) as estratégias de circulação e visibilidade das ações de cidadania ou contra-hegemônicas de seus produtos midiáticos. Em termos de ensino-aprendizagem, a proposta associada contribuirá para fortalecer o campo de estudo dos processos de convergência digital e de comunicação comunitária no âmbito das Teorias da Comunicação. No campo da Extensão, a proposta visa contribuir na construção de estratégias de contato, articulação e ação em rede por parte dos produtores de comunicação comunitária e alternativa na RMNatal. Este projeto de Ação Acadêmica Associada será integrado, ainda, à Rede Temática AMLAT “Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina”, liderada pelo Grupo de Pesquisa Processos Comunicacionais (Unisinos), liderado pelo Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado Gomez de la Torre, da qual integramos o corpo de pesquisadores. A rede tem o apoio do Programa Sul-Americano de Apoio às atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (PROSUL), aprovado no Edital MCT/CNPq Nº 11/2008. Da Rede AMLAT-PROSUL fazem parte, ainda, as IES brasileiras UFPB (Decom), IELUSC e UFSC (SC), e as IES latino-americanas: Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), Universidad Experimental Simón Rodríguez (Venezuela) e Universidad Central del Ecuador.
Financiador: Edital conjunto PROPESQ/ PROEX / PROGRAD.

Projeto IC-REUNI – Práticas de Comunicação Comunitária e Alternativa e convergência digital na Região Metropolitana de Natal-RN
Objetivo: Mapear os distintos modos de convergência digital e das práticas de comunicação comunitária e alternativa, realizadas na Região Metropolitana de Natal-RN (RMN), como estratégia base para o estudo midiográfico da convergência entre práticas midiáticas digitais e analógicas no Campo da Comunicação, numa perspectiva pesquisa inserida em Ação Acadêmica Associada (Edital 02/2009 PROGRAD/PROPESQ/PROEX).
– Orientanda: POLLIANA ERIKA ARAUJO DE MORAIS 01/01/2010 a 31/12/2010
– Situação: FINALIZADO

Projeto Propesq-IC – Presença e ativismo digitais de ações de comunicação Comunitária e Alternativa na Região Metropolitana de Natal-RN
Objetivo: Compreender e caracterizar as formas de visibilidade e ativismo na Internet/web contemporânea realizados por grupos de comunicação comunitária e alternativa no âmbito da Região Metropolitana de Natal.
– Orientanda: JULIANA BULHOES ALBERTO DANTAS 01/01/2011 a 31/12/2011
– Situação: EM ANDAMENTO

Projeto PIBIC-IC – Pesquisa-da-pesquisa sobre usos e apropriações das tecnologias de comunicação e informação (TICs) em lan houses e telecentros de acesso público gratuito
Objetivo: Identificar e tensionar as principais contribuições teóricas para o campo da Comunicação das pesquisas sobre usos e apropriações das tecnologias da comunicação e informação em lan houses e telecentros de acesso público gratuito no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas I (Comunicação), defendidas/publicizadas durante o período de 2006 a 2010.
– Orientanda: HELENA VELCIC MAZIVIERO 01/08/2010 a 31/07/2011
– Situação EM ANDAMENTO

PROJETOS COORDENADOS POR Maria do Socorro Furtado Veloso
(A descrever)

PROJETOS COORDENADOS POR Maria Angela Pavan
(A descrever)

PROJETOS COORDENADOS POR Maria Érica de Oliveira Lima

Comunicação Pública no Legislativo: aspectos teóricos, conceituais, diretrizes editoriais e práticas profissionais

Resumo: “O estudo proposto compreende um conjunto de elementos interrelacionados no campo do exercício profissional da comunicação pública promovida pela Câmara dos Deputados. A partir das diretrizes editoriais e práticas profissionais dos veículos de comunicação mantidos pela Secretaria de Comunicação da Casa, órgão responsável pela gestão das mídias institucionais, pretendemos desenhar o conceito de comunicação pública e de jornalismo público aplicados aos veículos pelos próprios jornalistas que atuam neles. Um segundo passo é análise crítica desse conceito a partir das formulações teóricas encontradas na literatura sobre o tema. Tal objeto implica, em primeiro plano, estudar o processo de definição de critérios editoriais institucionais em consonância com os princípios básicos de comunicação pública, além de analisar a pertinência das práticas profissionais em relação a tais critérios”.

Situação: Em andamento

Ano: 2009-2012

Cooperação: Câmara dos Deputados – Brasília

O percurso jornalístico de António Rodrigues Sampaio

Resumo: António Rodrigues Sampaio foi um dos principais expoentes do jornalismo doutrinário e da política portuguesa no século XIX, podendo ser considerado o político jornalista, ou o jornalista político, de maior sucesso nessa época, até porque, embora por curto tempo, chegou a chefe do Governo. Este trabalho, sustentado em pesquisa bibliográfica, hemerográfica e documental e numa análise instrumental do discurso, procura: (1) reconstruir e interpretar a sua história de vida, centrando-a no exercício do jornalismo; (2) avaliar a influência que exerceu no seu tempo através do jornalismo; (3) determinar qual o seu pensamento sobre o jornalismo; e (4) apresentar os principais jornais que dirigiu – A Revolução de Setembro e O Espectro, este último um jornal clandestino do tempo da Patuleia redigido integralmente por si. Concluiu-se que a sua frase “antes quero uma imprensa anárquica do que uma imprensa perseguida” ilustra bem o seu pensamento e cola-se à parte da sua vida em que, como publicista e panfletário, combateu pela mais ampla liberdade de imprensa e por um liberalismo de esquerda, causas às quais sacrificou a própria liberdade. Contraditoriamente, chegado ao Parlamento e, depois, ao Governo, tornou-se num paradigma do pragmatismo e da defesa dos progressos materiais do país em detrimento da ideologia e intentou vários processos judiciais contra jornalistas, paradoxalmente por abuso de liberdade de imprensa. Inclusivamente, atingindo a chefia do Governo, promulgou portarias polémicas visando a sonegação de informações à imprensa. Uma delas impedia que fossem dadas aos jornalistas informações sobre a concessão de honrarias pelo Rei, sob proposta do Governo; outra, restringia o acesso dos jornalistas às informações policiais, roubando a acção policial ao escrutínio público. Em acréscimo, pela prosa de Sampaio percebe-se que muitos dos problemas do Portugal de oitocentos são os de hoje: situação periférica do país em relação à Europa; instabilidade governativa; défice orçamental; dívida externa; atraso industrial e infra-estrutural; instabilidade nas políticas da educação; justiça disfuncional; etc.

Bolsista de I.C.: Flavia Pessoa Serafim

Situação: em andamento Distribuição de Bolsas IC e IT – PROPESQ e REUNI 2011

PROPESQ-REUNI 2011 (01/01/2011 a 31/12/2011)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: